top of page

A beleza e sutileza da unicidade do ser humano

Atualizado: 4 de mar. de 2021

Sempre acreditei que a forma como o outro lida com uma situação e obtém determinado resultado não me garante chegar nele por aplicar a mesma estratégia ou técnica.

A minha primeira formação foi na área de exatas e confesso que precisei me moldar para conseguir aceitar que um mais será dois, não importa se aqui ou no Japão. Pensando bem, adotar uma forma exata para a nossa vida, falando do coletivo mesmo, nos deixa em uma posição de segurança, pois não importa o que aconteça, se seguirmos um caminho x ou y, chegaremos no lugar z. Isso transmite uma certa sensação de segurança e controle. Mas com o tempo a gente descobre que não é bem assim. Quem nunca ouviu quando eram crianças que se estudassem e passassem de ano, passariam no vestibular? Ou que se fizessem uma faculdade, teria garantia de bons empregos? Também que se fossem bons funcionários dedicados e esforçados, seriam recompensados com promoções e trabalhariam naquela empresa até a aposentadoria? Sim, eu sei que você também já ouviu pelo menos uma dessas lendas.

Quando de fato se faz todo o percurso sugerido e no final constata-se que não os resultados nos vendido anteriormente não são sempre obtidos, é muito comum aparecer o sentimento de culpa, pois o problema jamais pode ter sido do caminho, pois tantas pessoas conseguiram, então só resta acreditar que algo foi feito errado e por isso não funcionou para você. Que comecem os conflitos!

Fui atraída pela Psicanálise justamente por ela me oferecer uma singularidade que não tinha encontrado até então. Foi descobrindo o quanto que cada pessoa é uma pessoa com vivências, conflitos e limitações, e que cada caso é um caso, cada sessão é uma sessão, que entendi que não havia nem poderia haver uma fórmula que forneça os mesmos resultados para todos.

A Psicanálise nos convida justamente a sairmos da universalidade para o encontro com a singularidade por meio da fala, tendo o sintoma como seu foco de trabalho, pois é ele quem diz algo sobre a pessoa.

Ouço muito na clínica o seguinte questionamento: "De quantas sessões irei precisar?" ou ainda "Demora muito para a análise acontecer?"

Por tudo que foi dito até aqui, a resposta é que tudo é relativo. Talvez o processo seja longo, mas também pode acontecer de um único encontro causar efeitos interessantes e importantes para a pessoa. Não existe uma regra, uma norma ou padrão a ser seguido em relação ao tempo de análise. Cada um experimentará a sua pelo tempo que durar. A minha intenção com esse texto é de provocar uma reflexão à respeito das soluções mágicas e atraentes que estão por toda a parte, com tratamentos plurais e padronizados para todos, abrindo possibilidades do reconhecimento individual com todas as suas implicações.

Conte comigo para esta descoberta! =)


Comentários


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Google Places

Telefone: (15) 98111-6849

Rua Francisco Ferreira Leão, 262, sala 4, Vila Leão - Sorocaba/ SP

©2021 por Cecília Castro Gomes

bottom of page